PERSONAGENS HISTÓRICOS

Abaixo estão algumas celebridades negras que tiveram algum destaque  devido às suas conquistas no Brasil ou no mundo, escolha uma delas e pesquise mais sobre sua vida. Anote no caderno para montar um cartaz com sua turma para a feira de Ciências.

ZUMBI DOS PALMARES
Nasceu em Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
O Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes.Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo.   O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. Domingos Jorge Velho, bandeirante,  organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.



http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm



 Rainha Nzinga de Matamba (1581-1663) - Foi uma rainha guerreira que lutou contra os portugueses e fez alianças quando necessário hábil chefe de estado. Governou Luanda de 1623 a 1626 e fez importantes negociações com holandeses e portugueses, e até deixou-se batizar com nome de Dona Ana de Souza. Lutou firmemente conta o Processo escravocrata principalmente quando se concentrou na costa de Luanda e eram deportados para a Bahia, Rio de janeiro e o Nordeste.


Dona Beatriz Kimpa Vita - Criou o Movimento Antoniano no Reino do Congo 1684 e foi queimada viva pela inquisição com seu filho pequeno. Ressignificou o cristianismo no Congo.

Benedita da Silva
- Tem uma das mais respeitadas carreira política, já foi vereadora, deputada e senadora, militante do movimento negro no Rio de Janeiro e no Brasil. Defende os direitos humanos, a educação com ênfase nas questões afro-brasileiras e identidade cultural)



Lélia Gonzales - Pesquisadora reconhecida sobre a situação da mulher negra e do homem negro, trabalhando as questões de racismo e sexismo. Fundadora do Movimento Negro Unificado, participou de vários congressos, fez inúmeras palestras e tem diversos artigos publicados no Brasil e em outros países. Faleceu em 1994.


Luislinda Valois - A primeira juíza negra do Brasil é baiana e assumiu o cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça da Bahia. Já proferiu sentenças contra o racismo.Drª Luislinda tem uma carreira brilhante e ativa na justiça.


Beatriz Nascimento - Historiadora e cineasta, fundadora do Grupo André Rebouças e criadora do filme ORI de Raquel Gerber no qual foi autora, narradora e também personagem. Ela deixou uma rica obra sobre nossa história étnica e de reflexão sobre as realidades do Brasil.

Bibliografia:
http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com/2011/05/biografia-personalidades.html

Taís Bianca Gama de Araújo Ramos - Primeira atriz negra no papel de protagonista.

Taís Araújo iniciou suas atividades profissionais no teatro aos onze anos de idade, começando no teatro amador juntamente com amigos do condomínio onde residia à época. Durante sua adolescência, participou ativamente de duas companhias teatrais, sendo a primeira o "Grupo Procênio" e a segunda companhia teatral o grupo "Os Bananas"
Conta com cerca de onze telenovelas, oito filmes, uma minissérie e pelo menos cinco peças de teatro em seu currículo, além de atuações em séries e programas televisivos.
Foi a primeira atriz negra a ser protagonista de uma telenovela  brasileira, com Xica da Silva, na extinta Rede Manchete.

Outros brasileiros ilustres:


Ernesto Carneiro Ribeiro

Médico e literato brasileiro nascido em Itaparica, Estado da Bahia, filólogo de mérito e educador de amplíssimos conhecimentos, cuidadoso na correção da linguagem, foi pioneiro no Brasil de uma gramática constituída em função da língua falada. Estudou no Liceu Provincial de Salvador e na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se doutorou (1864). Fundou o Ginásio Carneiro Ribeiro (1884), o qual dirigiu por 36 anos. A publicação dos oito volumes do Projeto do Código Civil Brasileiro, do jurista e magistrado brasileiro Clóvis Beviláqua (1859-1944), publicado pela Imprensa Nacional (1902), deu origem aos seus famosos debates lingüísticos com o famoso político e jurisconsulto brasileiro Rui Barbosa (1849-1923), em cima do Parecer desse senador sobre a matéria. A Imprensa Nacional editou os oito volumes do Projeto de Clóvis Beviláqua, e, ao mesmo tempo, o Parecer do senador Rui Barbosa sobre a matéria. Envolvido a contragosto na apreciação do projeto, iniciou com Rui Barbosa, seu antigo aluno, a polêmica, destacando certos aspectos do português no Brasil que não eram percebidos pelos gramáticos, tornando-se no país o pioneiro de uma gramática constituída em função da língua falada. Sobre o assunto publicou A redação do projeto do código civil (1902) e A réplica do dr. Rui Barbosa (1905) e faleceu em sua terra natal, em 13 de novembro (1920), com 81 anos.
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1974.html


Ronaldinho
Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1976. Começou a jogar no Social ramos Clube do Rio de Janeiro e depois foi para o também carioca São Cristóvão.
Mas foi em 1993, jogando pelo Cruzeiro que se profissionalizou e conseguiu fama internacional. O apelido de Fenômeno foi dado na Itália, quando jogava pelo Internazionale de Milão. Foi considerado o melhor jogador do mundo em 1996, voltando a receber o título em 1997 e 2002.
Passou por várias fases difíceis, inúmeros problemas nos joelhos, cirurgias, escândalos pessoas, que o afastaram dos gramados, hoje recuperado, defende a camisa do corinthias, que recentemente ajudou a conquistar o título paulista, tem no currículo também inúmero s títulos com outros clubes e 2 copas do mundo.

http://www.blogbrasil.com.br/biografia-do-ronaldo-fenomeno/




Robinho
Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, é um dos melhores atacantes do mundo. O que ele perde em tamanho ele compensa em velocidade, habilidade, ataque e drible. O talento natural de Robinho lhe trouxe sucesso desde os 9 anos, quando ele maçou 73 gols pelo time de futsal Portuários. Enquanto jogava pelo Santos, seu primeiro clube profissional, conquistou o campeonato nacional em 2002. Em 2004, teve outra temporada impressionante, marcando 25 gols em 45 jogos. Em 2007, na Copa América, foi o artilheiro e melhor jogador do torneio. Ele marcou 6 gols durante a competição, liderando o Brasil e derrotar a Argentina na final.
Robinho e a lenda do futebol Pelé se conhecem desde os nove anos de Robinho. Na verdade, foi Pelé que introduziu o jogador para o futebol profissional brasileiro, quando ele levou Robinho para os times de base do Santos. Pelé tentou faze-lo crescer com uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Em 2002, Robinho jogou pelo Santos e seleção brasileira, os mesmos dois times que Pelé atuou nos anos de 1960. Pelé até chegou a nomear Robinho como “meu sucessor”.
2002/03: O primeiro ano de Robinho como professional foi de muito sucesso. Junto com seu companheiro de time Diego, levou no time à conquista do Campeonato Brasileiro. Ele atuou em 24 partidas e marcou 9 gols durante a temporada.
 Robinho continuou fazendo sucesso em 2004 quando liderou o time do Santos ao marcar 21 gols em 37 jogos. Conseguiu levar o time ao segundo título nacional em três anos. Devido ao seu sucesso no Brasil, os clubes europeus disputavam o seu futebol.
 

http://abiografiadofutebol.blogspot.com/2011/07/biografia-de-robinho.html


Pelé

O menino Edson Arantes do Nascimento começou cedo a jogar futebol. Aos 10 ou 11 anos, quando já brincava com a bola em um time de pelada chamado Ameriquinha, foi convidado para jogar no Bauru Atlético Clube. Em 1956, integrou um time profissional: o Santos Futebol Clube, o único clube brasileiro em que atuou como profissional. Passou a jogar pela Seleção Brasileira com 16 anos, em 7 de julho de 1957, estreando num jogo contra a Argentina. A consagração veio na Copa do Mundo da Suécia (1958): na terceira partida do Brasil, insatisfeitos com o rendimento do time, os jogadores pedem ao técnico Vicente Feola a entrada de Garrincha e Pelé, que saiu do campo como a maior revelação de todos os tempos do futebol. Tendo no time o artilheiro da Copa (seis gols no total), o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial. Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e alcançou, em 1969, um recorde praticamente impossível de ser superado ao marcar seu milésimo gol. Despediu-se da Seleção Brasileira com uma grande festa que levou 120 mil pessoas ao Maracanã (RJ), em 1971. Jogou ainda no Cosmos, de Nova York (1975 e 1977). Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos. Tornou-se homem de negócios e, em janeiro de 1995, assumiu o cargo de ministro extraordinário dos Esportes.

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_847.html

Daiane dos Santos

Daiane Garcia dos Santos iniciou-se tardiamente no esporte. Foi descoberta pela professora Cleusa de Paula aos 11 anos, quando brincava em uma praça de Porto Alegre. Começou a treinar na AACETE (Associação dos Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo) e depois no Grêmio Náutico União.

Aos 16 anos, conquistou duas medalhas (prata no salto sobre cavalos e bronze por equipes) nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (Canadá). Em 2003, passou a morar em Curitiba e durante o Pan-americano de Santo Domingo ganhou o bronze por equipes.

No mesmo ano, fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica, disputado em Anaheim, na Califórnia, EUA. Além disso, apresentou pela primeira vez o salto "duplo twist carpado", desenvolvido em parceria com o técnico ucraniano Oleg Ostapenko. Consistindo num salto em que a atleta gira em torno de si (twist) e depois dá um mortal duplo, o movimento foi batizado com seu nome, "Dos Santos".

Daiane ganhou medalhas de ouro no solo em Stuttgart e Cottbus (Alemanha) e depois em Lyon (França) e no Rio de Janeiro (Brasil). Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, com problemas no joelho, foi a quinta colocada no solo, mas mostrou o "Dos Santos 2", o duplo twist esticado.

Em dezembro de 2004, ao som da música "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, tornou-se Campeã Mundial de solo em Birmingham (Inglaterra). No ano seguinte, a ginasta tentou defender seu título mundial em Melbourne, Austrália, mas acabou em sétimo lugar.

Em Moscou, em 2006, Daiane recebeu a medalha de ouro ao som de "Isto Aqui O Que É?" de Ari Barroso e ganhou a final realizada em São Paulo, mas no Campeonato Mundial de Aarhus (Dinamarca) ficou somente com a quarta colocação.

Em maio de 2007, Daiane disputou a Copa Mundial Ghent, ganhando uma medalha de bronze no solo. No Pan-americano no Rio de Janeiro, sofrendo com uma lesão no tornozelo, Daiane conquistou a medalha de prata por equipe.

http://educacao.uol.com.br/biografias/daiane-dos-santos.jhtm


Lázaro Ramos

Nascido em Salvador no dia 01/11/1978, Luís Lázaro Sacramento Ramos começou a estudar teatro na escola. Aos 15 anos entrou para o Bando de Teatro Olodum, formado por atores negros.
Ele estudou Patologia no colegial técnico que cursou em Salvador. Nessa época sua mãe foi acometida por uma doença degenerativa, e o ator, filho único, ajudava a pagar as contas de casa.
Nos primeiros anos como ator, Lázaro fez uma série de peças com o Bando, como “Ó Paí Ó” (1993) , “Zumbi” (1995) e “Cabaré da Raça” (1998). Estreou no cinema em 1995, fazendo uma participação em “Jenipapo” e, em 1998, atua em “Cinderela Baiana”, filme que teve a ex-dançarina do É o Tchan Carla Perez como protagonista.
Em “Sabor da Paixão” (2000), contracenou com Murilo Benício e Penélope Cruz. No mesmo ano, o ator ganhou destaque ao participar da aclamada peça “A Máquina”, que revelou também Wagner Moura e Vladimir Brichta, dois grandes amigos de Lázaro.
Porém, o ator se tornaria famoso e reconhecido como um excelente ator em 2002, ao protagonizar o premiado “Madame Satã”. No ano seguinte é lançado “O Homem que Copiava”, com mais uma atuação elogiada de Lázaro.
A partir daí teve início uma sucessão de obras de sucesso e prêmios, tanto no cinema quanto na TV. O ator trabalhou em longas como “Carandiru” (2003) , “Ó Paí Ó” (2007) e em “Saneamento Básico – O Filme” (2007). Na rede Globo, participou de “Carga Pesada”, “Cobras & Lagartos” (2007) e “Decamerão - A Comédia do Sexo” (2009), entre outros.
O ator já trabalhou também no programa “Fantástico”, como apresentador, e dirige o programa “Espelho”, do Canal Brasil.
E quando não está atuando, Lázaro também tem uma performance admirável. O ator é embaixador da Unicef (órgão da ONU para crianças) e um dos criadores do projeto social “Ler é Poder”, de estímulo à leitura, em Salvador.
Em 2010, Lázaro se lançou também como autor de um livro infantil, “A Velha Sentada”, sobre uma menina que passa o dia todo no computador. Além disso, sempre que pode, o ator levanta a bandeira da consciência negra e da igualdade social, tendo sido eleito um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009 pela revista “Época”.

Cruz e Souza

O lançador do Simbolismo no Brasil, é situado, por alguns estudiosos, junto de Mallarmé e Stefan George, entre os três maiores simbolistas do mundo, formando a "grande tríade harmoniosa".
Além de ter uma boa apresentação física, era um homem extremamente culto e elogiado por seus mestres. Mas nada disso, para as pessoas da época, superava o fato de ser negro, o que lhe causou sérios problemas.
Em vida, sofreu muito e não conheceu o sucesso. Mudou-se de Santa Catarina (seu estado natal) para o Rio de Janeiro e, com muito empenho, chegou a ser arquivista da Central do Brasil, cargo que lhe garantia subsistência e não valorizava sequer um décimo de sua capacidade intelectual. Terminou atacado pela "doença dos poetas", a tuberculose, que matou, junto com ele, toda sua família.
É nesse ambiente de dor que nasce sua incrível obra, onde transparescem a melancolia e a revolta, porém com versos magicamente ricos e sonoros. Arte é a plavra-chave. Arte libertária, ansiosa, criativa, que foge dos padrões métricos sem perder a classe, a musicalidade. Cruz e Sousa é, sem dúvida, um dos maiores expoentes das poesia brasileira.
Entre suas obras estão Missal, Broquéis, Os Faróis e Últimos Sonetos, todos livros de poesia.
http://www.brasilescola.com/biografia/joao-cruz-sousa.htm

Joaquim Benedito Barbosa Gomes
 Considerado o primeiro negro a ser ministro do STF, mas na verdade, é  o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).
Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1993.
Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

 http://www.biografia.inf.br/biografias-ministros-supremo-tribunal-federal-joaquim-benedito-barbosa-gomes-juristas.html
Gilberto Gil
Gilberto Gil nasceu no bairro do  Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado, em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali, Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Gil

Djavan
Assim como as flores, os poetas não escolhem lugar ou classe social para florescer. Nascido em família pobre, a 27 de janeiro de 1949, em Maceió (AL), Djavan poderia ter virado raiz, mas a música mudou seu destino e de uma flor-de-lis brotou uma carreira cuja floração já perdura por mais de 25 primaveras. Por sua originalidade e polinização de suas canções, a única coisa que se pode prever a cada novo trabalho de Djavan é sua versatilidade de tons.

Filho de mãe lavadeira, ainda garoto escutava-a cantarolar os sucessos de Ângela Maria e Nelson Gonçalves. Mas a música só veio a se revelar essencial para Djavan Caetano Viana na adolescência. O violão, aprendeu sozinho, olhando, ouvindo e acompanhando as cifras nas revistinhas do jornaleiro. Nesta época, ganhava a vida como meio-de-campo no CSA. 
para ler mais:
http://www.vagalume.com.br/djavan/biografia/

Seu Jorge
eu Jorge é um cantor, compositor e ator brasileiro, de Belford Roxo, Rio de Janeiro. Ele já lançou quatro álbuns oficiais, além de fazer várias participações especiais e ter três DVD's lançados.

O cantor participou da primeira formação do Farofa Carioca, grupo conhecido por misturar diversos gêneros musicais como samba, reggae, funk, rap, entre outros. Porém, Seu Jorge não continuou na banda e partiu para uma carreira solo.

Seu Jorge ainda ficaria conhecido não apenas pela música. Sua filmografia consta dois grandes destaques: uma participação em Cidade de Deus, sucesso do cinema brasileiro, e em A Vida Marinha com Steve Zissou, filme que reúne grande elenco, com nomes como Bill Murray e Cate Blanchett.
para ler mais:




Comentários

  1. Gostei muitos dessas bibliografias. Lemos algumas, mas gostamos de ler dos jogadores de futebol.
    Gostei mais da do Ronaldinho.
    Também gosto do Robinho.

    Igor e Gabriel turma 63

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"

O Imaginário Nas Grandes Navegações