Napoleão e Bethoveen

Turmas: 7ª série
Professora: Silvana
História - Período Napoleônico
Lie: Vídeos do Youtube com datashow

1º Momento: Através do datashow os alunos vão conhecer um pouco sobre  Beethoven e Tchaikovsky e vão ver e ouvir vídeos do Youtube das sinfonias realizadas por Beethoven e Tchaikovsky influenciadas por Napoleão.

2º Momento: Audição da Marselhesa.


Napoleão Bonaparte inspirou muitos artistas, como o alemão Beethoven e o compositor russo Tchaikovsky.
Beethoven foi um dos maiores gênios da música ocidental.
 Apoiava a república e a democracia, mas tocava para reis e príncipes, fez sucesso na corte de Viena, centro do absolutismo do império austríaco.
Beethoven admirou Napoleão, considerando-o Grande Libertador, o defensor dos ideais de igualdade e liberdade.
Dedicou-lhe a Sinfonia nº 3 (Heroica – 1804), mas ao saber da sua coroação rasgou a dedicatória.
Em 1814 celebrou a derrota de Napoleão em Waterloo escrevendo a música “A Vitória de Wellington” (nome do almirante inglês que o derrotou). Na música inseriu tiros de canhões e hinos militares. Beethoven perdeu a audição aos 30 anos e compôs a maior parte de sua obra completamente surdo. De forma inédita para sua época, expressou sentimentos e descreveu situações na música. Consegue-se “ver” na música de Beethoven o murmúrio do riacho, a marcha dos soldados, o trote dos cavalos. Com sua música foi iniciado um novo estilo na música: o Romantismo.




Tchaikovsky compôs ricas harmonias, apesar de russo utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Tchaikovsky  escreveu  óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.



No Blog de História da profe Vera você vai encontrar mais informações e os links do youtube das sinfonias e da Marselhesa.


http://historiasdomundoglobal.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"

O Imaginário Nas Grandes Navegações