Web 2


Com o avanço das tecnologias de informação, nos deparamos com um novo mundo pairando sobre nós, o ciberespaço, visível através dessas novas tecnologias, as TICS ( Tecnologias de Informação e Comunicação) . Nesse mundo virtual somos os interautas e podemos navegar conforme nossa vontade. Saímos de nossas limitações de tempo e espaço, nos comunicamos sem barreiras geográficas, postamos nossas produções, descobrimos novos mundos etc..
Estamos vivendo a segunda geração da Internet, a Web 2, com mais facilidades de rapidez e acessos. A Internet continua transformando a estrutura e o funcionamento da nossa sociedade. Pelo seu grande potencial comunicativo e de organização tem um grande potencial de enriquecer a aprendizagem.
O processo de interferência no ciberespaço, a navegação, é facilitada pois a Internet é composta pela hipermídia, que é a mistura de diferentes linguagens, interação, articulação em hipertexto e recursos de apoio a navegação. A qualidade da prática pedagógica pode ser muito beneficiada com a exploração e o uso desses recursos, tanto na parte da comunicação (fóruns, bate-papo, comunidades virtuais, blogs, sites etc...), pesquisa e publicação de conteúdos.

Professora do LIE: Vera E. Medeiros 


Ferramentas Sociais e as Possibilidades Pedagógicas

Pensando na construção coletiva do conhecimento na Internet, nos deparamos com as ferramentas sociais. Abaixo relacionamos algumas delas conforme suas características:
Ferramentas de escrita colaborativa: blogs, wikis, pdcast, Google docs e spreadsheets.
Ferramentas com participação dos usuários: Blog, Orkut, MySpace, Hi5, Twitter .
Ferramentas de comunicação online: skype, Messenger, voip, googletalk,
Ferramentas de compartilhamento de imagens, apresentações, vídeos: youtube, Google vídeos, Yahoo vídeos,slideshare, bubleshare.
Ferramentas para criação de lista social: Del.icio.us e Stardaid.
E ai está o nosso grande desafio, como educadores, como explorarmos o uso dessas tecnologias na Educação, de maneira significativa?
Abaixo exploramos sobre duas ferramentas, pensando no seu uso pedagógico: Skype e Slide Share.
Skype
Através da tecnologia VOIP, voz sobre o IP, a Internet pode ser usada para falar com outras pessoas, como no telefone. O Skype é um comunicador assim, instantâneo via Internet, que permite comunicação de voz e vídeo com qualquer lugar do mundo ligado a Internet. É disponível em várias línguas, favorecendo o contato com pessoas do mundo todo, possibilitando a transferência de arquivos. Free entre computadores, mas com aquisição de créditos, mais baratos que as tarifas comuns, pode-se ligar para aparelhos. Créditos para ligações podem ser comprados com cartão de crédito internacional.
É muito econômico para quem tem parentes ou amigos em outras cidades ou países, empresas e escolas!
No uso pedagógico facilitaria muito a comunicação com escritores e alunos, entre alunos de inglês com falantes de inglês ou outra língua. As possibilidades são muitas, imagine a pesquisa de outras culturas através do contado direto entre alunos de diversas partes do mundo? É muita riqueza, mas ainda não a utilizei de modo pedagógico.
Slide Share
O Slide Share, outra ferramenta da Web 2, uma das mais usadas, é um serviço gratuito que possibilita compartilhar apresentações. Suporta vários formatos, como ppt, doc etc.. Primeiro se faz o cadastro para acessar. O documento ou apresentação precisa estar pronta para depois se fazer o download que fica disponível na rede. Obtendo-se o código do download, pode-se postar no seu blog.
Seu uso pedagógico é muito rico, como a postagem de trabalhos mais elaborados dos alunos, para postagem no blog da turma. Mas funciona muito bem nas apresentações dos professores , projetos, atividades, onde os alunos poderão acessar em casa também.
Professora do LIE: Vera E. Medeiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"

O Imaginário Nas Grandes Navegações