Navegações

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"!1





Por volta do século XV, o formato da Terra ainda não era um consenso entre os estudiosos da época. Muitos, a imaginavam plana como um disco, onde os mares terminariam em um abismo infinito. Além disso, os marinheiros acreditavam na existência de monstros terríveis, que podiam afundar qualquer navio que ousasse se afastar da costa ou do mar Mediterrâneo.


Figura - Figura retirada do site: http://fotolog.terra.com.br/navprog:26

O desconhecido sempre estimulou a imaginação do homem. Os habitantes da Europa dos Quatrocentos não foram exceção. Pelo contrário, costumavam ser bastante criativos em suas descrições das terras e povos que ainda não conheciam, mas estavam perto de encontrar. A crença, por exemplo, em ilhas míticas e em monstros de todas as espécies, enraizada no imaginário da gente do continente, influenciou a representação cartográfica até o século XVII e a cultura e a mentalidade européia até datas posteriores.” (RAMOS, 2008, p. 169)






Gravura do século XVI, feita pelo geográfo alemão Sebastian Münster, acerca dos monstros que habitavam o "Mar Tenebroso"






Figura - Retirado do Site: http://historiaeoutrashistorias.blogspot.com/2011/02/expansao-maritima-e-o-oceano-atlantico.html
Justamente por ser desconhecido, o Oceano Atlântico despertava a imaginação e o medo, que, contudo, não foram maiores do que o desejo de muitos navegadores de buscar lucro e riquezas em outras terras. 
As navegações e as descobertas também estimularam a observação, a classificação e a anotação sistemática de informações de todo o tipo: direção de ventos, correntes marítimas, espécies animais e vegetais, bacias hidrográficas, costumes e línguas de povos que habitavam as terras descobertas entre outras coisas.
Esses estudos mudaram a mentalidade européia. Já não se tentava explicar o mundo e seus fenômenos apenas pela fé ou pela vontade de Deus, como se fazia na Idade Média. A ampliação do mundo conhecido contribuiu para aumentar a confiança do ser humano em si mesmo e em sua capacidade de interferir nos acontecimentos, de conhecer cada vez mais, de ir cada vez mais longe.
A partir da exploração do "Mar Tenebroso", que não acabava em abismos ou possuía monstros devoradores de embarcações, os peninsulares2 iniciaram o processo de expansão marítima, que transformou não apenas a história de Portugal e Espanha, como a de todas as civilizações que passaram a ter contato com os povos europeus. Foi a partir de então, que o mundo começou a ficar pequeno.




Fontes consultadas:


1 Texto organizado pela professora Cristiane Sebem Damo

2 Povo que vive na Península Ibérica: os espanhóis e portugueses.

Postagens mais visitadas deste blog

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"

O Imaginário Nas Grandes Navegações