Postagens

Mostrando postagens de junho, 2011

Movimento Operário do século XX no Brasil

Imagem
Movimento Operário - Elaboração de Folder 8ª série Professora: Karen   Folders da turma 81 Folders da turma 82

Proposta Pedagógica do Blog

Blog ciencias humanas View more presentations from VeraMedeiros

Movimento Operário do século XX no Brasil

Imagem
Documentário sobre as greves operárias em São Paulo no começo do século passado Proposta de Atividade série: 8ª série aulas previstas: 5 aulas no Laboratório de Informática 1º Etapa : Elaboração de folder explicativo sobre o Movimento Operário no Brasil. 2º Etapa: "Movimento Operário através de Imagens" Criação de slides com imagens pesquisadas na Internet sobre o movimento operário. (veja postagem anterior) 3º Etapa: Assista ao vídeo e anote as reinvidicações dos grevistas.  Faça um parâmetro com as conquistas trabalhistas de hoje e insira no slide das imagens. 4º Etapa: Apresentação dos grupos com o datashow. 5º Etapa: Avaliação: ( Pontos positivos, o que poderia ter sido melhor e sugestões )

Movimento Operário de 1890 a 1920

Professora Karen   Movimento Operário de 1890 a 1920 Sala de aula : Introdução ao tema:  Debate sobre greves. Os alunos expressaram seus julgamentos, pontos negativos e positivos. A partir dai iniciou-se o estudo sobre o movimento operário. Livro didático e aula expositiva. Os alunos foram divididos em grupo para pesquisar temas específicos no LIE. Laboratório de Informática : Trabalho de grupo: - Criação de partidos políticos - Sindicatos - Cooperativas e associações de auxílio mútuo - Comícios e protestos públicos - Influencia e ações do anarcossindicalismo - Primeiro de Maio - Trabalho Infantil - Castigos físicos - Condições de trabalho das mulheres - Greves 1917 -Ação do governo contra os operários - repressão Pesquisa na Internet de imagens que tratem do período acima. Elaborar um slide com as imagens e legenda. Indicar os sites na bibliografia. Apresentação no datashow.

Etnias

Turmas 6ªs séries Professor Ronaldo Pesquisa das Etnias Contribuições culturais dos diversos povos que formaram o Brasil: portugueses, indígenas, africanos, italianos no RS, alemães no RS, judeus, japoneses, árabes, sírios e libaneses no Brasil. Pesquisa das Etnias 1- QUANDO CHEGARAM AO BRASIL 2- ONDE SE ESTABELECERAM 3- ATIVIDADES ECONÔMICAS PRATICADAS 4- CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS Sugestão de pesquisa: portugueses: índios negros: Alemães: Italianos: judeus: japoneses, árabes, sírios libaneses